terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

até que enfim choveu em Foz

Não, nada de anormal, a não ser que o fato seja visto de um outro angulo aos dias que antecederam a mesma. Quem conhece Foz do Iguaçu sabe que a cidade tem água pra todos os lados pois fica justamente no encontro das águas dos rios Paraná e Iguassu, além do enorme Lago de Itaipu. Com a temperatura beirando sempre a casa dos 38 graus e com sensação térmica pra lá dos 43, parece que a gente vive num verdadeiro forno durante o dia e, quando a noite vem, ficamos na espera de um refresco que, acreditem, é raro pois nenhuma brisa leve nos ajuda.

Mas na última semana parecia que São Pedro brincava conosco. Após mais um dia de pleno suor - não tem jeito de escapar - a cair da tarde víamos relâmpagos a norte, sul, leste e oeste e em cima da cidade, estrelas e mais estrelas no magnifico espetáculo que o céu nos oferece. Poderíamos até fazer uma comparação meio que chula, seria a cidade uma cabeça e as nuvens ao seu redor uma coroa e o tempo passava e nada de chuva.

Mas teve um dia que foi diferente, quinta feira se não me engano. O tempo amanheceu nublado, com nuvens aparentemente carregadas o que nos encheu de esperança e assim ficou o dia todo e nada de chuva. No final da tarde, as mesmas pareciam nos dizer "já deixei vocês sem o sol que castiga durante todo o dia todo, agora vou derramar minhas lágrimas em outro local" e assim, aos poucos nossas velhas companheiras, as estrelas, deram o ar da graça.

Mas ontem foi diferente para uma parte da cidade, sim para uma parte pois não choveu em todos os lugares. Nuvens carregadas apontavam para nós vindo do norte antecedidas por ventos fortes e relâmpagos o que se imaginava que a coisa seria complicada. Meu filho não estava em casa mas, na condição de velejador e conhecedor de ventos, ligou-me pedindo atenção quanto aos aparelhos ligados na rede elétrica assim como o cabo da Sky e principalmente o modem da internet e eu, fui desligar tudo pois ele tinha razão.

E ela veio, com pingos grossos mas sem abundância e, em menos de 10 minutos, podemos ver que era muito auê para pouca água. Foram 40 minutos de chuva média e, assim como ela chegou, mais rapidamente se foi como se atendendo o pedido dos integrantes das escolas de samba que desfilariam na passarela do samba naquela noite. Rapidamente, voltamos a ter a velha e conhecida companhia das estrelas e tudo voltou a normalidade.

Mas pensando bem, olhando para regiões onde a seca chega a secar rios e lagos, aqui nada disso ocorreu e amanhecemos hoje com um clima ameno, semi nublado e com previsão de nova chuva a tarde, o que é bom pois, não sendo tempestade, é um refresco e não afeta os mais necessitados que vivem em casas precárias e muitas vezes em beira de córregos ou pequenos rios, fartos por aqui. Vamos aguardar a tarde, que ela realmente venha, mesmo que fraca, mas pelo menos ameniza o calor de dias atrás. Bom carnaval à todos.

Um comentário:

  1. Olá! tudo bem? Voltei ao meu blog Paixões e Encantos e gostava de te ver por cá outra vez:) Sábes! aqui por Portugal o São Pedro nao aparece,estamos com uma seca que não é brincadeira . Este inverno ainda não houve um dia de chuva . bjo amigo e cá te espero em:

    http://paixoeseencantos.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?