segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Você espera alguma coisa em 2012? Eu tenho dúvidas

Bom, chegamos na última semana de 2011 já de olho no pode acontecer no ano que se avizinha. É o momento onde cada renova suas expectativas esperando que os próximos dias sejam, apesar da constante luta, melhores do que foram os dias que constituíram o ano que se acaba.

O brasileiro já mostrou que, além de folgado (hehehehehe), é um povo lutador e otimista mesmo vendo que nada se pode esperar num estado repleto de contradições. Vemos a notícia publicada nos jornais The Guardian e Daily Mail, que dá conta que o Brasil passou a economia do Reino Unido e hoje já é a sexta maior economia do planeta,atrás apenas do Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. Bom? Claro que sim mas dependendo do ângulo que se analisa o fato. Com ficamos então na questão do IDH, um dos piores do mundo?

Por outro lado, estamos vendo passivamente a estagnação da indústria brasileira que além da taxa de câmbio perversa, tem nos produtos dos asiáticos um concorrente praticamente imbátivel. Considera-se, também, que nossa infra-estrutura há décadas está sucateada. Pegando os portos como exemplo, a Folha de São Paulo informa que a soma do tempo de espera dos navios de carga em Santos, já soma 11 anos e isso não acorre somente no mais importante porto brasileiro, mas em SUAPE(PE) a estrutura está travada e em Salvador(BA), estrangulado. E o tal PAC, investiu quanto? Para não alongar, deixaremos de buscar exemplos das rodovias e aeroportos, mais duas calamidades.

Diz a presidente que o Brasil não descansará enquanto não tirar 16 milhões da extrema pobreza. Se não optar pelo crescimento da indústria brasileira, deverá bancar a conta com dinheiro público -mais conhecido como caça votos- e a conta estoura na classe produtiva. Agora, sexta maior economia do mundo, imagina como seria se o ralo da corrupção fosse fechada em 50% e sua economia investido de forma maciça na educação de base?Isso é uma coisa que não pdoemos esperar. A atual presidente e todos aqueles que a antecederam mostram ter medo da máquina de saquear os cofres públicos e deles são reféns, não adianta.

Até o judiciário, que deveria zelar pela ordem jurídica, já se mostra corrupto e nós poderemos esperar o que, nada! 2012 está aí, é um ano bissesto e tem eleição para prefeito e vereadores e dai nosso legislativo e boa parte do executivo só cuidarão de nossas necessidades em 2013 pois, 2012 nem começou e já está acabando, para eles. O povo? Bom, isso são outros quinhentos e se alguma coisa de bom acontecer, já será lucro. Um aviso aos fãs de carnês, é um ano prá pisar firme no freio e deixar o impeto pelas compras descansando durante o ano, que poderá ser complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?