sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Servidor público municipal não está nada contente

O projeto de Lei do Prefeito de Foz que versa sobre a reorganização da carreira dos servidores tem dado o que falar e, amigo de longa data de vários deles, procurei saber á opinião de cada um. Os possíveis beneficiados se calam e a indignação vem daqueles que ficarão ás margens do benefício, que é feito para beneficiar uns poucos, mas que será abordado em outro post.

Entre tantos e como é nosso dever, devemos dar voto ao povo como também direito ao contraditório. Recebi um pedido via e-mail á respeito do assunto, que transcrevo abaixo na integra. Repito, o espaço é livre para quem discordar do teor a seguir:

"Caro amigo
Este email não está sendo direcionado somente ao seu periódico/blog, portanto você não é a única pessoa a recebê-lo. Na verdade gostaria inclusive que você por sua vez o encaminha-se (ou o conteúdo do mesmo) a quem mais saiba que tem um veículo de comunicação em massa a fim de que possamos pelo menos despertar nosso povo que está em sono letárgico enquanto seus direitos estão sendo solapados. Que possamos unir nossas forças e nossas armas para lutar contra a injustiça e contra os corruptos e ladrões que se disfarçam de cidadãos de bem e têm aparência de trigo mas são joio.

Cheguei da Câmara dos Vereadores de Foz do Iguaçu onde junto com uma grande quantidade de servidores públicos da educação. Procuramos "olhar nos olhos" dos vereadores que estão querendo, a pedido do prefeito,  mais uma vez prejudicar a classe dos servidores públicos. Nesta manhã de 15/12/2011 deu para eles perceberem que ainda há servidores atentos aos seus direitos que acompanham as leis e que acima de tudo estão dispostos a lutar da forma que for necessária para que seus direitos sejam respeitados.

Sou funcionário público concursado atuo na saúde e também sou pedagogo. Até passei no concurso municipal para atuar como professor porém, como de costume, nosso prefeito preferiu fazer contratos temporários de "desdobramento" com professores que tinham apenas um período a chamar quem havia passado no Concurso Público da Educação Municipal. Sem problema estou atuando na Educação do Estado com muita satisfação! Mas o que me leva a redigir o presente artigo não é minha colocação ou atuação e sim o que está sendo feito com o dinheiro público (e  também com o meu)e com os funcionários públicos (dos quais faço parte).

Oxalá houvesse entre os leitores desse artigo alguém que não apenas tivesse ligação com a promotoria pública (pois sei que há) mas que tivesse também hombridade e respeito, senão por si mesmo,  pelos cidadãos desta cidade para diligentemente tomar providências cabíveis a tantas barbáries administrativas cometidas pelo prefeito desta cidade e por seus escravos. Sim se digo "escravos" (para não dizer prostitutos políticos)é porque a história nos mostra que no passado era comum um governante "comprar" seus "servidores" pagando por eles determinado preço. Claro que em nossa situação o preço é dado nas próprias mãos dos comprados.

Não bastasse o que tem feito com os profissionais da saúde (entre os quais me encontro) também agora o prefeito e seus aliados estão "detonando" com a harmonia que deve existir dentro do funcionalismo público pois ao tentar favorecer uns pouco em detrimento da maioria sem dúvida alguma está semeando a inimizade e discórdia entre a classe que lhe presta serviços.  Poderia aqui discorrer sobre quanta ignorância tem demonstrado em relação à saúde de Foz aos equipamentos que ele próprio adquiriu e que sem dúvida estão colocando a qualidade de nossos exames no topo... Mas não sem muito estresse e pressão contra os profissionais que não têm qualquer reconhecimento por parte do prefeito. Apenas para citar um exemplo existem profissionais trabalhando em contato com material biológico infecto-contagioso que não é concursado como também não recebe o que a lei determina quanto ao trabalho insalubre. E não pensem que isso é desconhecido do "alcaide".

Aliás, tempos atrás tive diversos amigos da saúde prejudicados pelo trabalho prestado a uma "cooperativa fantasma" com a qual o prefeito estava envolvido e que até agora não se viu qualquer providência legal tomada. Os profissionais foram lesados e estão aguardando (sabe-se lá até quando) que seus salários sejam pagos.

Temos também ali profissionais que estão em desvio de função - refiro-me ao laboratório e que aproveito para chamar a atenção do ministério público - se é que temos alguém ali que ainda não está "no bolso" do prefeito. Recentemente houve um pedido por parte dos funcionários prejudicados (eu inclusive) para que haja o reconhecimento e a devida equiparação salarial entre o que está sendo feito versus a função para a qual fomos contratados. Tal pedido foi encaminhado ao SISMUFI - que pelo que vi hoje na Câmara não está muito preocupado em buscar a justiça. Até o presente momento a única resposta é apenas "conversa pra boi dormir"... Enrolação. O secretário de saúde pra variar"passou a bola" pra frente... O difícil é fazer "a bola entrar na trave"... E assim como funcionários prejudicados e lesados nos resta unicamente entrar com denúncias ao ministério público - que, infelizmente pouco faz, a menos que esse quadro mude - e contratar advogados que se dignem lutar por nossos direitos.

Além de tudo isso também foram criadas, pelo que vimos hoje na Câmara,  mais treze taxas municipais - afinal nosso prefeito precisa arrumar um jeito de levantar dinheiro - e as majorações dos Impostos Prediais e Territoriais foram de ordem astronômica. 

Apesar de tudo isso,  fiquei feliz ao ver hoje pelo menos dois (contra o resto da Câmara) dos vereadores lutando contra determinações absurdas do executivo da cidade que ainda quase no fim de seu suturno mandato não deixa de lutar contra o funcionalismo contra o que é justo e contra o que é verdadeiro.

Sinceramente, o alcaide se julga muitíssimo sábio... Acima do bem e do mal, acima da justiça (será?); e infelizmente há quem o apoie... O que não é de espantar, já que o próprio Hitler teve seus simpatizantes, não é mesmo? O que os "súditos" e partidários do prefeito não vêem, entretanto,  é a origem de sua "sabedoria"... Na própria Bíblia nos lemos a respeito dela:
"Essa não é a sabedoria que vem do altomas é terrena, animal e diabólica." (Tiago 3 : 15)
  
Quiçá este artigo possa despertar você leitor(a)para que não fique parado(a)porque de uma forma ou de outra você também será prejudicado(a)... Não se engane. Enquanto se calar e apenas assistir passivamente estará apenas sendo mais um(a) covarde na história. Seja alguém que faz a diferença! Levante-se. Lute!

Hoje presente na Câmara a clara impressão que tive foi a de ver os muitos "Judas" que a história nos mostra. JESUS nosso SENHOR e SALVADOR ao instituir  Sua Igreja ensinou princípios pelos quais seus seguidores buscariam o bem comum porque assim eles viviam. Entre  eles, entretanto, Judas que "roubava" o dinheiro que deveria ser direcionado para as necessidades dos demais discípulos e do próprio JESUS. Hoje pude ver na Câmara com tristeza até mesmo alguns que se dizem irmãos seguirem o exemplo de Balaão que na Bíblia amou o prêmio da injustiça. E é contra tais injustiças que como cidadãos devemos nos levantar e lutar.

Fica aqui minha indignação e meu desafio a você que leu estas linhas? De que lado você está? Da justiça ou da injustiça? Da verdade ou da mentira? Dos honestos ou dos desonestos? Dos puros ou dos corruptos? ´
Afinal é um(a) lutador(a)ou mais um(a) covarde que se esconde?

Carlos A. Bachtold"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e fique a vontade em comentar, mas seja educado, tá?